Super Blue Moon

Desde que nos mudamos para Toronto, queríamos alinhar a lua com a CN Tower. Nos primeiros tempos, não tivemos oportunidade, depois veio o inverno, e no verão não havia hipótese de fazer o alinhamento.

 A semana passada tivemos uma super lua, mais concretamente uma Blue Moon. Ao contrário do que muita gente pensa, esta não é azul – existem várias teorias, mas a mais usada é quando existem duas luas cheias no mesmo mês (dado que tipicamente só temos uma), daí a expressão “Once in a Blue Moon”. Super lua implica que esta está no perigeu, ou seja, mais próxima da terra, e por isso maior e mais brilhante.

Com a previsão de céu limpo, não podíamos perder a oportunidade de fazer o nosso primeiro alinhamento no Canadá, ainda mais uma Super Blue Moon! Planear este alinhamento foi um pouco diferente dos que costumávamos fazer em Portugal, pois em vez de o fazermos com o nascer da lua, fizemo-lo ao pôr. A razão é apenas por uma questão geográfica: em Portugal calhava que o nascer da lua (ao final do dia) era quando o alinhamento fazia sentido com o que estávamos a fotografar, enquanto que com a torre o melhor alinhamento era de manhã, quando a lua pousa. Também dá para alinhar ao final do dia, mas essa é uma vista totalmente diferente que vamos deixar para outra altura. Como nunca o fizemos, foi um pouco mais difícil, mas a app photopills é como de costume uma ferramenta essencial.

Queríamos alinhar com o restaurante da torre, mas infelizmente teríamos que estar no meio do lago, por isso optámos por alinhar entre o restaurante e o observatório. Tivemos que acordar às 5 da manhã e pedalar cerca de 20 minutos até à Woodbine Beach. Já conhecíamos bem a zona (fomos lá várias vezes fazer praia), por isso foi só chegar, por o tripé e a câmara e esperar. Fotografar de manhã acaba por ser mais interessante porque a lua já está no céu, e por isso conseguimos vê-la desde o início. Perde-se aquela magia dela a surgir no horizonte, mas como a lua cheia ao amanhecer, temos a magia do nascer do sol.

A lua acompanhou-nos durante todo o caminho e fomos tirando umas fotos com o telemóvel. Assim que chegamos à praia (cerca das 6 da manhã) já lá estavam algumas pessoas a montar as redes nos campos de voleibol, algumas à espera do nascer do sol e uma a tentar a sorte com um detetor de metais.

Quando fazemos este tipo de fotos usávamos a Tamron 500mm f/8 Mirror (que vendemos quando deixámos Portugal) ou a Fuji 50-230, mas há uma semana comprámos uma lente que queríamos há muito: a Fuji 70-300. Deixámos a máquina no modo intervalômetro e AEB de 3 frames para poder fazer um timelapse e uma fotografia.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *